Sistema de Energia Solar Off Grid. Por que ter um e diferenças do On Grid

Fala pessoas. Tudo bem? Espero que tudo bem.

Pra quem não me conhece, eu sou Genilto, dono desse blog aqui, e também tenho um canal no youtube onde eu tento compartilhar com a galera alguns dos vários hobbies que eu tenho.

Bem, pelo menos a ideia é essa né, já que estou basicamente começando agora e os vídeos anteriores, se quiser dar uma olhada, tem um pouco dessa ideia, mas são bem aleatórios.

E outra coisa, não se assusta aí se daqui pra frente você ver aqui no canal um vídeo sobre programação, drones, eletrônica, ou música, vai ser isso mesmo, uma salada com quase tudo o que eu gosto de fazer.

Só pra explicar um pouquinho, estou começando uma série de vídeos sobre meu sistema de energia solar off grid.

Eu sei, eu sei, tem bastante gente falando nesse assunto por aí e eu vou ser só mais um maluco falando sobre isso.

No entanto, eu tenho um diferencial, já que eu não sou especialista nessa parada, eu não vou explicar exatamente as melhores práticas e passo a passo disso e daquilo. 

Se bem que o meu sistema vai ser tipo, o melhor sistema de energia solar já visto pela humanidade né?

Mas vamos lá, o que eu quero dizer é que só vou mostrar o projeto que estou montando, dizer se funciona ou não, mostrar os problemas que vou enfrentando, tirando as maiores cagadas é claro, que é pra não passar vergonha, e é isso.

E Por quê?

Só por que eu acho divertido fazer isso. E pronto.

E tem mais, eu não vou ficar vendendo cursos desse assunto pra vocês, ok?

Por que ter um sistema solar off grid?

Eu vou responder essa pergunta apenas explicando o porquê eu quis fazer dessa forma. E vou adiantar que off-grid não é um bom negócio pra todo mundo.

Só pra clarear bem rapidinho:

ON-GRID quer dizer um sistema de energia solar que gera energia, através da luz solar, e injeta essa energia na rede da sua casa diretamente, alimentando os equipamentos da casa, e a sobra enviando para a rede da concessionária.

Já o OFF-GRID, também gera energia através da luz solar, mas diferente do ON-GRID, ele não injeta essa energia na rede, ele armazena em baterias e usa em uma rede separada da rede da concessionária.

Resumindo, ON-GRID é NA REDE e OFF GRID é FORA DA REDE. Sacaram?

Então, voltando a pergunta de porquê OFF-GRID, no meu caso eu não foquei apenas na economia de dinheiro. Como imagino seria o objetivo principal de um sistema on grid, e acho que o objetivo principal da maioria esmagadora das pessoas.

Logo a resposta da pergunta é obviamente: depende.

Mas é isso mesmo, depende da necessidade que você tem.

Então vou falar um pouco da minha necessidade, e responder logo essa pergunta.

Em resumo, eu trabalho em casa na maior parte do tempo, e não é legal ficar sem energia elétrica para trabalhar, já que dependo exclusivamente de um computador e de acesso a internet!

Então, se você precisa de energia quando não tem energia, você precisa de baterias, o que é uma das características, além das que citei antes, que diferenciam o sistema solar off grid do on grid.

E, falando do on grid aqui de novo, para instalar um, primeiro você precisa de projeto, homologação da concessionária, se você não souber os paranauê de montar um projeto dentro de todas as especificações que eles exigem, precisa contratar uma empresa pra fazer isso tudo e por aí vai. Tem pouco espaço pra ficar brincando, testando, queimando as coisas

Então, cadê toda a graça e o desafio de criar você mesmo essa parada?

E eu sei, no on grid, depois você tira o investimento, começa a ganhar créditos, dependendo do tamanho do seu projeto, começa a pagar só a taxa básica da concessionária, blá blá blá

Beleza, faz sentido, é tudo muito bom, mas me diz uma coisa, e se acabar a energia da concessionária?

Vou te dizer, pode estar o maior dia ensolarado lá fora, mas você vai estar sem nenhum volt se quer na sua tomada!

Isso mesmo, o sistema on grid só funciona quando tem energia da rede. Pelo que entendi funciona dessa forma por questões de segurança, ou seja, se não tem energia na rede, eu da minha casa, não posso injetar energia lá, ou eu posso eletrocutar o possível técnico da concessionária que tá lá pendurado no poste dando manutenção em alguma coisa e que acha que não tem energia, entendeu?

E também, eu acho que esses inversores on-grid aí precisam da onda senoidal de referência da rede para poder funcionar. E ainda pensando bem, é necessário ter a rede para manter os picos de energia da casa quando estiver um tempo mais nublado e tudo isso. Faz sentido ter que ter rede né?

Enfim, vou tentar finalizar, dizendo que o sistema off-grid tem baterias, coisa que já falei antes, mas vou complementar dizendo ainda que isso adiciona um monte de complexidade no sistema, e aumenta o custo final pra montar ele, afinal, você precisa comprar essas baterias, e elas não são muito baratas não!!

Eu pretendo fazer um vídeo futuro detalhando exatamente quais são, quanto paguei e onde comprei todos os equipamentos que tenho. 

Aliás, vocês gostariam de saber essas coisas? Quais são meus equipamentos, quanto paguei e tal? Senão nem faço. Comenta aí em baixo.

Voltando pra falar da complexidade das baterias, saiba que elas não podem descarregar demais, ou seja, quanto mais descarregar todo dia, menos elas vão durar. Então, eu acho que um bom parâmetro é nunca usar mais do que 50% da capacidade nominal da bateria. Se for uma bateria de 220Ah, usar só 110Ah no dia, se usar no máximo 20% seria perfeito.

Só essa questão, pede um gerenciamento manual de troca, ou seja, enquanto as baterias estão carregadas posso manter a casa com o sistema off-grid, quando as baterias estão baixas, eu trocaria pra rede. Ou poderia adicionar um sistema automatizado para fazer isso. Mais complexidade na parada!

E ainda, falando das baterias, se você fizer um sistema que não seja 12v, por exemplo, se usar em 24, 36 ou 48v, vai ter que garantir que essas baterias se mantenham balanceadas. 

Dá pra usar um balanceador de baterias pra isso, não é o fim do mundo. Desde que suas baterias sejam de mesma capacidade e tenham mesma saúde, por assim dizer.

Em geral, baterias têm uma duração de uns 5 anos, pelo que vi na especificação das minhas da moura. Imagino que possam durar mais ou menos, dependendo do uso.

Para painéis que duram mais de 25 anos, no meio do caminho teremos várias trocas de baterias.

Outra coisa que talvez não ficou claro e quero lembrar é que no sistema off-grid também tem economia!

(Aplausos)

Pois a energia que estou captando da luz solar, e usando para ligar meus equipamentos, como lâmpadas, computadores, TV, Som, quem sabe geladeira, eu não estarei usando da concessionária, logo, não preciso pagar!

(Mais aplausos)

Enfim, isso é o que eu queria dizer hoje, dos motivos que me levaram a montar o meu sistema off-grid. Espero que tenham entendido meus pontos.

Só queria terminar deixando uma reflexão:

Pense comigo, se amanhã acontecer um apocalipse zumbi, e de uma hora pra outra todas as redes de energia globais pararem de funcionar, quem é que ainda vai ter energia, hein?

Se não quiser ler, tem um vídeo que falo essas coisas todas aí em cima.

Tem outros motivos para ter um sistema de energia solar também, eu falo um pouquinho nesse vídeo esquisito que fiz aí embaixo.

Valeu, grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *