Oracle e Java – Como gerar um QR CODE? Loadjava e Java compilado!

Faaaaaaala galera!!

Depois de muito tempo sem postar nada, estou eu aqui mais uma vez e, dessa vez, com uma vídeo aula diferente. Não estou consertando nada, mas sim, mostrando como construir algo, dentro do Oracle.

Vamos construir um gerador de QRCODE!!!! Legal né?

open_mind

 

E isso nem é o mais legal dessa história. O mais legal não é o resultado final, que é o nosso gerador de QRCODE, mas sim os caminhos para chegarmos até lá.

Por que digo isso? Por que vamos aprender um bom bocado com isso. Para gerar um simples gerador de QRCODE dentro do Oracle, utilizamos muitos recursos nem tão comuns, e nem tão utilizados por desenvolvedores Oracle em geral.

Estou falando de carregar Java para dentro do Banco de dados Oracle. E não só isso. Estou falando também em criar classes diretamente dentro de um banco de dados Oracle. E depois chamar essas classes através do nosso velho amigo, PL/SQL.

Parece divertido, não é mesmo?

Pois é, pesquisei muito na internet em busca de informações claras sobre como utilizar o loadjava, um utilitário (shell) da oracle que faz a carga de classes java (jar) para o banco de dados. Muito difícil de achar algo realmente compreensível. Quanto ao java compilado é mais fácil, mas mesmo assim, tem muitos detalhes difíceis de entender.

Pena que não tive tempo de escrever todo o código junto com vocês, ou o vídeo viraria uma novela com vários e intermináveis capítulos (exagerado hein), mas mesmo assim, mostro exatamente como pode ser desenvolvido tudinho.

Vou deixar também um exemplo de como utilizar esse gerador de QRCode com Oracle Reports, não sei se muita gente ainda usa, mas vale o exemplo.

Então vamos lá, prepara a pipoca pois o vídeo é meio longo, e chato, mas vale muito a pena!!

Se curtiu, achou útil, gostou, achou interessante, mais ou menos, não achou nada, ou sei lá o que você achou, ficarei feliz se você clicar em compartilhar e também clicar em curtir.  😀

Muito Obrigado desde já!

Vamos ao vídeo:

Os códigos que utilizei eu posso enviar por e-mail para quem quiser, para isso, basta compartilhar esse post e colocar seu comentário aí em baixo pedindo os fontes, mas claro informando seu e-mail também.

Grande abraço galera! Espero muito ter ajudado.

69 comentários em “Oracle e Java – Como gerar um QR CODE? Loadjava e Java compilado!

  1. Pablo Henrique Responder

    ola amigo me interessei muito pelo seu gerador de QRcode. pode por favor me mandar o codigo por email??

  2. Cleber Rodrigues Responder

    Ola, tudo bem ?
    Gostei muito do seu video, e como não sou conhecedor de classes java me interessei muito.
    Se pude enviar o código o meu email e edited.
    A impressão que me dá é que abre muito o leque para fazer o qr e muito mais coisas.
    Agradeço a atenção e parabens pelo vídeo. ( muito prático e bem explicado ).

    • Genilto Vanzin Autor do postResponder

      Olá Cleber.

      Muito obrigado pelo seu comentário. Realmente isso abre várias outras possibilidades. O intuito do vídeo foi esse na verdade. O QRCode foi só um exemplo do que dá pra fazer!

      Enviei o link com os arquivos para seu e-mail!

      Genilto

      • Cleber Responder

        Obrigado,
        Fizemos o passo a passo e deu um erro () e depois de pesquisar no oracle support tinha uma dica de criar uma estrutura (diretórios), o DBA copiou os fontes de uma outra maquina la para esta estrutura e funcionou, estou testando embora o reports não esteja mostrando todos os qrcodes que estão sendo gerados no banco de dados , esou trabalhando nisso ainda para ver se funciona.
        Estou usando o reports 6i, com banco 10%., aplicação 11i.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *