Genilto Vanzin

Simples assim.

Android, Desenvolvimento, Dicas, Suporte Informática

Odisséia do Conserto de um Galaxy S2 (I9100)

Salve galera! Não sou nem de perto um especialista em eletrônica, mas mais uma vez estou aqui com outra dica de conserto de aparelho eletrônico.

ss_3

Dessa vez mostro como fazer a troca da placa USB do Galaxy S2 (I9100) que apresentava problemas de não carregar o celular, ou seja, quando eu “plugava” o cabo do carregador, ele não dava absolutamente nenhum sinal de que estava carregando, e não carregava. A mesma coisa acontecia quando conectava o cabo USB no computador, não dava nenhum sinal.

Pois bem, estudando um pouco na Internet descobri que poderia ser a placa USB do Celular, mais conhecida pelo nome de “Dock Connector Charging USB Port Flex Cable For Samsung Galaxy S2 SII i9100”.

Encontrei essa placa no ebay, pelo incrível preço de U$ 3,00 dólares! Não exitei em comprá-la. Esperei 2 meses para que chegasse.

Não sei quanto a vocês mas não gosto muito de esperar! Esta é a tal placa:

placas

 

MAS ATENÇÃO!

Existem várias considerações para comprar essa placa e fazer a troca da mesma. Primeiro, deverá ser da mesma REVISÃO: (REV 2.2 ou REV 2.3, por exemplo). No início pensei que era só isso mas, tive problemas mesmo sendo a mesma revisão.

Essa comprada no Ebay possuia REV 2.3, então tive vários problemas com ela! Então comprei outra no Mercado livre, que com frete saiu uns R$ 50,00.

Desta forma, preste bastante atenção na Numeração inteira, por exemplo, na placa original que estava no meu S2 a identificação estava assim:

R.B62 GTi9100 REV 2.2

E a placa nova comprada estava com:

R.B82 GTi9100 REV 2.2

placas

A placa testada com REV 2.3, ocorria até curto circuito, o celular ligava sozinho sem eu querer ligar, enfim, ficou doidão!
Depois testei com a nova do mercado livre, que era da mesma revisão, então funcionou quase tudo perfeitamente, por exemplo, estava carregando, quando ligado ao computador conseguia transferir arquivos normalmente, etc. O único problema é que o celular parou que pegar sinal.

Identifiquei que nessa placa existe uma conexão da antena, ou seja, essa placa tem papel fundamental para que o sinal do telefone funcione. Por isso falo que tem que ser exatamente a mesma numeração, senão, provavelmente não irá funcionar!

SOLUÇÃO ALTERNATIVA

Bem, se você já comprou uma nova placa, e essa possui uma numeração diferente e, não está mais pegando sinal corretamente, ainda é possível tomar uma ação alternativa sem necessariamente comprar uma nova placa.

Identifiquei, conforme este fórum do XDA-DEVELOPERS (http://forum.xda-developers.com/galaxy-s2/help/weak-signal-reception-changing-micro-t1950114/page4z) que esta placa é dividida em duas partes distintas.

Uma parte é responsável pelo sinal do telefone, ou pelo menos é onde você conecta o cabo da antena, e a placa faz a transferência desse sinal para a parte traseira do telefone (capa traseira). IMPORTANTE: Não tente testar sinal sem colocar a tampa traseira, ele não irá funcionar direito.

A outra parte é onde está o microfone e o conector USB.

A imagem abaixo mostra as duas partes separadas.

DSCN1289

Dessa forma, é possível cortar as duas placas e usar as partes boas de cada uma, ou seja:

  • Usar a parte onde conecta a antena da placa original, sendo esta a parte que funciona o sinal perfeitamente.
  • E usar a parte do microfone e do USB da nova placa. Dessa forma permitindo o carregamento do celular normalmente.

É muito importante tomar muito cuidado ao cortar, para não danificar nada. Existem um ponto conforme a imagem do corte acima, onde é possível cortar sem danificar nenhum circuito.

Abaixo está a imagem do celular com as duas partes montadas no celular:

placa_emendada

Reparem que o encaixe foi realizado de forma que ficasse bem rente uma da outra, dessa forma não precisei me preocupar com fixar a segunda parte, que não terá parafusos. Mas caso você não corte assim certinho, poderá ter problemas para fixar.

placa_emendada2

Bem, fiz um vídeo com todo o processo de como trocar a placa. Ele mostra desde o começo, quando troquei a placa comprada no ebay, e que não funcionou, depois a comprada no mercado livre, e depois mais detalhes de como cortar a placa.

Se isso foi útil, compartilhe de forma a poder ajudar mais alguém.

Grande abraço!

 

8 Comments

  1. Cleiton

    Onde vejo as referencias da placa? Elas são o por exemplo o (rev x.x e a letra e números que se encontra abaixo do rev)?

    • Genilto Vanzin

      Olá Cleiton!
      Está escrito na própria placa.
      Veja as imagens no post, ali eu explico como ver a versão.
      Tem um exemplo também.

      São sim, na placa, onde está o rev x.x e os numeros.

      Abraço

  2. Gautama Nogueira Regis

    Amigo se por acaso o meu problema for o microfone, posso fazer o corte depois do microfone ? usando uma parte com conector e a outra com o microfone?
    acho q nao funcionaria mas se alguem me confirmar q funciona vou tentar e comento aki se deu certo ou nao ….

    • Genilto Vanzin

      Olá Gautama!

      Primeiramente faça o teste trocando a placa inteira. Se tudo funcionar, OK!!
      Se não, não sei se funcionaria cortando depois do microfone, acredito que existam ligações elétricas com aquele lado da placa, é possível que não funcione…

      Grande abraço!!

  3. Fala aê Denilson!

    Com certeza aprendi muito com ele sim!!

    Pois é esse SII me deu um bocado de trabalho haha Por isso compartilhei aqui, se alguém tiver um problema semelhante talvez isso ajude.

    Grande abraço!

  4. Fala aê Denilson!

    Com certeza aprendi muito com ele sim!!

    Pois é esse SII me deu um bocado de trabalho haha Por isso compartilhei aqui, se alguém tiver um problema semelhante talvez isso ajude.

    Grande abraço!

  5. Denilson

    Grande Genilto!
    Show a sua dedicação. Eu te falei que esse SII seria útil, não falei? Kkkkkkk

    Legal compartilhar, assim mais pessoas dedicadas como você podem usufruir desse conhecimento.

    Abraços
    Denilson

  6. Denilson

    Grande Genilto!
    Show a sua dedicação. Eu te falei que esse SII seria útil, não falei? Kkkkkkk

    Legal compartilhar, assim mais pessoas dedicadas como você podem usufruir desse conhecimento.

    Abraços
    Denilson

Deixe uma resposta

Theme by Anders Norén