Ele criou ainda o gravador de múltiplos canais e foi músico de sucesso.

Eu sou um aficcionado por guitarra. Música é minha paixão. Porém, até então para mim Les Paul era apenas um modelo de guitarra. Fiquei sabendo hoje então que ele mesmo, Les Paul, foi um dos malucos que inventaram a guitarra. Nesse mesmo dia, descobri que ele morreu.

Me espanta saber que as vezes apenas somos (re)conhecidos quando morremos. Segue mais detalhes sobre esse maluco.
figura-1Les Paul, um dos inventores da guitarra elétrica, morreu aos 94 anos em Nova York, em decorrência de complicações causadas por pneumonia, declarou nesta quinta-feira um comunicado da Gibson, empresa que vendia seus instrumentos.

O modelo Les Paul da Gibson é considerado um dos mais icônicos da história da música moderna e é associado à imagem de alguns dos guitarristas mais importantes do rock, como Jimmy Page do Led Zeppelin, Pete Towshend do The Who e Slash do Guns N’Roses.

“Les Paul foi um exemplo brilhante de como a vida de uma pessoa pode ser intensa. Ele era tão brilhante e cheio de energia positiva. Estou honrado por ter podido tocar com ele algumas vezes nestes anos”, disse Slash.

O presidente da Gibson Guitar, Dave Berryman, disse que “como pai da guitarra elétrica, ele não foi apenas um dos maiores inovadores do mundo, mas uma lenda que criou, inspirou e contribuiu para o sucesso de músicos em todo o mundo”.

Inovador

Descontente com as limitações dos violões, Les Paul começou a experimentar com a amplificação de guitarras aos 13 anos, em 1928, ao colocar um receptor telefônico sob as cordas do instrumento.

Ele criou seu primeiro protótipo de guitarra em 1941. Mais tarde declarou: “levei o instrumento a uma casa noturna e a toquei. Obviamente, todos me rotularam de maluco”.

A guitarra elétrica propriamente dita chegou ao mercado em 1952, época em que o rival, Leo Fender, estava terminando de desenvolver a Telecaster.

A estrutura da guitarra mudou pouco desde os anos 50.

Mas Les Paul criou também o gravador de multicanais, responsável pela sobreposição de pistas de gravação. A invenção criou uma revolução na indústria fonográfica.

Como músico, Les Paul chegou às paradas de sucesso em parceria com a esposa, Mary Ford, conseguindo atingir seu topo por 11 vezes nos EUA, conquistando 36 discos de ouro.

Ele ingressou no Hall da Fama do Grammy em 1978 e no Rock ‘n’ Roll Hall of Fame, 10 anos depois.

Veja a notícia original aqui.