Genilto Vanzin

Simples assim.

Curiosidades, Desenvolvimento, Informática

Google Street View em Belo Horizonte

O Google Street View chegou finalmente ao Brasil, graças a uma parceria do gigante da internet com a Fiat.

– Belo Horizonte é a primeira cidade do país a receber o serviço. Será também a primeira a ter no Google Maps informações sobre os transportes públicos locais. São Paulo e Rio de Janeiro também estão nos planos, mas terão que esperar. O Street View dá ao internauta uma visão de 360 graus das ruas das cidades onde está presente, permitindo uma verdadeira viagem virtual.

STREET

Parte da frota de 30 carros Stilo da Fiat na garagem da Google Brasil em Belo Horizonte

Para capturar as imagens serão utilizados 30 Fiats Stilo equipados com máquinas fotográficas adaptadas. Os carros estão percorrendo as ruas de Belo Horizonte, capturando imagens em 360 graus no eixo horizontal e 290º no vertical, na altura do olhar do motorista e do pedestre.

Andreas Huettner, diretor comercial do Google Brasil, acredita que o Street View será uma ferramenta útil para a navegação urbana nas metrópoles brasileiras. – O StreetView é uma funcionalidade muito popular do Google Maps nos países onde já foi lançado – diz.

A questão, no entanto, não é tão simples assim. Em boa parte das cidades onde chegou, o Street View causou polêmica e foi acusado de violação de privacidade. Muitos reclamam quando veem as fachadas de seus prédios ou quintais de suas casas na internet. Em uma vila inglesa, os moradores chegaram a impedir o carro do Google de circular , enquanto no Japão autoridades pediram o cancelamento do serviço e a Grécia proibiu a gravação de imagens em certas cidades . Até mesmo Sir Paul McCartney entrou na polêmica, pedindo que imagens de sua casa fossem retiradas do site.

STREET (2)

A foto acima é do Top Hill, na Av. Bias Fortes em Belo Horizonte, onde fica o escritório do Google Brasil.

Além disso, a câmera do Google mostra também imagens das pessoas que passam nas ruas no momento em que estas são fotografadas. Apesar dos rostos serem borrados, graças a manipulação digital das imagens, algumas situações contrangedoras foram criadas. Um homem, por exemplo, teria sido reconhecido ao sair de uma sex-shop.

No site de divulgação do Street View brasileiro, Huettner defende o serviço, afirmando que ele permite mais do que apenas “passear” virtualmente pelas ruas.

“Poder ver a cidade da perspectiva do nível do solo acrescenta muita informação e relevância para os usuários que realizam pesquisas no Google Maps”, alega. “O Street View permitirá ao internauta não apenas visualizar a rua como estivesse parado na calçada, mas também fazer caminhadas virtuais – com direito a giro panorâmico e zoom – e encontrar lojas, restaurantes, parques e pontos turísticos, com alta precisão e nitidez.”

1 Comment

  1. Douglas C

    massa cara, os caras vão mapea tudo q eh canto nos tamo eh fudido uehueahea

Deixe uma resposta

Theme by Anders Norén